quinta-feira, 5 de junho de 2014

Massificação, Política e Dominação

Anúncios em veículos de comunicação e mesmo reportagens, têm como função massificar a informação diante de um determinado público, inicialmente com fins comerciais, mas que nas entrelinhas, jaz também o político. Quem escreveu sobre o tema foram Theodor Adorno e Max Horkheimer, ambos pensadores  da Teoria Critica, ou Escola de Frankfurt, quando estudaram os MCM (meios de comunicação de massa). Massa porque uma informação transmitida para milhares e até milhões de receptores, tem como propósito igualar os entendimentos das pessoas envolvidas. Num primeiro momento o veículo de comunicação busca uma igualdade cultural, mantendo entre os envolvidos uma identidade, quando se obtiver o resultado, as pessoas estarão prontas para receberem os mais variados produtos, que podem ser desde um modelo novo de calça, uma nova linha de automóvel ou uma verdade política. O conceito de massa deve ser relacionado ao pão; para fazer a massa de pão, se põem o trigo, o açúcar, a manteiga, o leite, os ovos e a água; após mexer, não mais é possível identificar onde está o trigo, a água ou os ovos. Os componentes perderam suas identidades, passando a fazer parte de uma mesma e única massa, pronta para ser moldada de acordo com os interesses do panificador.  Assim também, os indivíduos, componentes de uma sociedade massificada, igualmente perdem suas identidades e são moldados facilmente por uma estrutura comunicacional. A pergunta inevitável é: como evitar o jogo das informações para não fazer parte da massa? Ficar fora das comunicações (não assistir, não ler, não ouvir)? Talvez a forma de evitar, é usar a chave o conceitual kantiana da crítica, que Marx politizou e os pensadores da Teoria Crítica usaram-na em suas análises daquilo a chamaram de cultura de massa. Aqui o conceito de crítica não deve ser entendido como um simples falar coisas ruins de algo, ou de alguém, mas analisar o objeto em questão, levando em consideração os vários pontos que o compõem. A mesma massificação que oferece um certo produto para milhões de receptores, ao fazer - está também atuando politicamente, não só porque o consumo em si é uma ação política, mas porque também produz verdades sociais e econômicas. Verdades que atuam nas decisões do comando governamental; quer dizer: os meios de comunicação de massa são poderosos instrumentos de dominação.

Um comentário:

  1. O mais cruel de toda essa massificação é saber que para preparar esse bolo, os seguidores de Maquiavel, os consciente ou inconscientemente maquiavélicos se apropriam com muita astucia e sabedoria de ingredientes que eles próprio desconhecem: a ilusão de um futuro melhor, com menos desigualdade e o doce e distante sonho de uma vida com dignidade.

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