segunda-feira, 18 de abril de 2016

Fênix e o Recomeço

Um ser que na academia, na literatura ou nos discursos políticos sempre representou a capacidade de alguém, de um grupo de pessoas ou mesmo de um sistema de se reerguer e se postar de volta, na ativa, é o lendário pássaro da antiguidade, fênix. Isso porque os humanos, com sua capacidade de consciência, buscam sempre um entendimento para a sua condição temporal, bem como para suas ações na existência. Não só na Grécia antiga, mas vários povos tiverem o pássaro fênix com representação em suas crenças: na encarnação do deus Rá, no Egito – com o nome de bahnu - ou mesmo entre os cristãos que sempre relacionaram a sua capacidade de renascer com a morte e ressurreição de Jesus. Pássaros com essas semelhanças, e nomes diversos, apareceram em várias sociedades antigas, como entre os fenícios, os assírios, os persas e até entre os chineses. Na mitologia grega esse ser é representado por um pássaro muito grande, com a semelhança de uma águia, com penas douradas e muito forte; sua força dá-lhe condições de conduzir em seu bico, até o peso de um elefante. Sua grande característica e que ficou emblemática na cultura ocidental é a condição de impossibilidade de derrota: ao perceber a hora de seu fim, a ave prepara a própria pira mortuária e se posta ao centro, virando cinzas em poucos instantes. Logo depois, quando todos acreditam na sua morte, dessas mesmas cinzas renasce sempre um novo pássaro, uma nova fênix, ainda mais linda e radiante. E, num eterno renascer, seu berço é também seu túmulo. Essa condição de um ser alado, da cor do sol, que voa nas alturas e que pode retornar ao ponto de partida para sempre um recomeço, emoldurou o pensamento literário, artístico e filosófico ao longo dos tempos. Várias corporações e sociedades trazem em seus estandartes a figura desse ser do eterno retorno, como representando algo indestrutível, que sobrevive mesmo nas piores agruras, mesmo com todo o tipo de pressão e torturas. O pássaro fênix não pode simbolizar a história e mesmo os membros dessa história, já que as pessoas morrem e os fatos não retornam, mas pode representar idéias e, nela, os anseios, os sonhos e as vontades de luta. Assim como os mitos de deuses e seus animais sagrados permanecerão enquanto pessoas neles depositarem suas crenças, também as vontades de lutas dos povos permanecerão enquanto pessoas estiverem dispostas a lutarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário