Para analisar essa relação indivíduo-sociedade é preciso considerar que o indivíduo está na sociedade tanto quanto a sociedade está no indivíduo e quando se analisa situações repetidas com membros de uma mesma sociedades isso precisa ser levado em consideração. Acontece que as pessoas desempenham papéis nos grupos e, dependendo desses papéis, terão tais e tais atitudes.
A grande prova disso é o debate que se faz em torno do trânsito nas grandes cidades: a violência é imputada aos motoristas, como se esses fossem seres de fora da sociedade e, autonomamente, tomam a decisão de dirigirem de tal forma. Partindo dessa premissa, fazem-se campanhas pedindo a consciência no trânsito e os resultados são nulos.
Acontece que o mesmo indivíduo que, em algum momento, é motorista de automóvel, em outro é motociclista, ou é ciclista, ou é pedestre e todos são partidários de uma mesma concepção de mundo. Aquele que em algum momento tem dificuldades para atravessar uma rua a pé, quando está com o carro, ou com a motocicleta, praticará as mesmas ações de um motorista inconsequente, se for ele também uma pessoa irresponsável.
O mesmo se faz quando se tece críticas ao sistema político, quando as acusações são sempre para aqueles que estão à frente dos poderes constituídos, como se fossem pessoas decidas de um outro mundo, completamente apartadas do restante do povo. Ora, as atitudes indevidas, praticadas por aqueles que detém cargo público, são as mesma praticadas por empresários, por acadêmicos, por profissionais liberais, por operários e segue a extensa lista.
A divisão da sociedade entre bons e ruins prejudica a análise na sua profundidade, nas suas raízes. Podem-se dividi-la nos vários ramos de atuação que os indivíduos desempenham, mas não se pode esquecer de uma totalidade, nas praticas de ações de acordo com as oportunidades. Em uma análise da sociedade não pode haver um pensamento maniqueísta, como se houvesse uma luta entre o bem e o mal. Todos, cada indivíduo, fazem parte desses males, assim como todos fazem parte desse bens.
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