segunda-feira, 27 de março de 2017
A Educação, o Sábio e o Bem
Um antigo debate, que os pensadores gregos deixaram, diz respeito á relação entre o conhecimento e a postura ética; o que pode ser traduzido em uma pergunta: o homem sábio, e por ser sábio, é necessariamente bom? Assim, primeiro precisa definir o que se pode entender como sabedoria e o que se pode entender como conhecimento, bem como a relação entre ambos. Nesse caso, entra em cena a discussão sobre o papel da escola e a importância da educação na vida das pessoas.
Ora, é comum que se estabeleçam como homem sábio aquele que, no alto de seus conhecimentos, domina os mais variados conteúdos, relaciona-os e avança no entendimento da experiência da vida, mas mantém sua humildade. Sabedoria, então, torna-se uma totalidade de conhecimentos relacionados entre si que dá ao seu detentor uma segurança diante dos fenômenos da existência. Por outro lado, o conhecedor é aquele que conhece algo de forma estanque, cuja finalidade o vê, mas só consegue ver em si mesma.
De nada vale um profundo conhecimento de Física, Geografia, Química, História, entre outras áreas do saber, se forem pensadas de maneira estanques, sem relacioná-las entre si, sem buscar suas relações com os humanos, esses indivíduos que são os próprios a fazerem ciência. Entre a Física, a História, a Comunicação, a Química e a Política há uma linha por onde se encontram as pegadas da humanidade.
O entendimento do que é bom passa pela compreensão da necessidade dos vários conhecimentos e essa compreensão só acontecerá se houver uma percepção do todo, da relação entre os vários conhecimentos. Bom é aquilo que vai ao encontro das necessidades do maior número possível de pessoas; bom é aquilo que deixa o maior número de pessoas satisfeitas e felizes.
Então, se o sábio é aquele que reúne vários conhecimentos e, na sua humildade consegue relacioná-las e perceber o valor da sua vida, das pessoas e do mundo a sua volta, necessariamente ele é bom. Em outras palavras: qualquer conhecimento fechado, alienado do mundo, sem relação com os demais conhecimentos, por profundo que seja, não é ele detentor de um estatuto de bondade.
A importância da escola na vida das pessoas não está em administrar conteúdos isolados; assim fazendo não cumpre seu papel. A importância da escola está em reunir os conteúdos, relacioná-los e buscar esse fio condutor com o mundo externo ao qual está inserida.
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