sexta-feira, 20 de abril de 2018

Sinderese em SantoTomás de Aquino

Quando alguém se depara diante de ações práticas, de pronto tem a noção de que esse ato é justo ou injusto, maléfico ou benéfico, bom ou ruim. Foi Santo Tomaz de Aquino, a partir de suas análises de Aristoteles, que desenvolveu o conceito medieval de sinderese afirmando que o remorso, ou a culpa, diante das coisas que se identifica como maléficas, uma determinação divina. Para alguns, esses seriam os primeiros passos do que mais tarde chamariam de jus-naturalismo.
Tomás de Aquino, tradicionalmente se sabe, foi o grande intérprete do pensador de Estagira, Aristoteles; fora ele o responsável por trazer de o outro lado dos montes Pirineus, da medieval Espanha sarracena, os primeiros textos do pensador macedônico. Nesses tempos, havia o espanhol mouro, Averrois, o primeiro a relacionar o "motor inicial" de Aristoteles a um ser divino primordial, nesse caso, Al-Lá.
Tomás de Aquino partiu desse mesmo entendimento sobre Aristoteles para intuir: ora, tudo que existe teve de ser feito, já que nada pode nascer do nada, então as pedras, as árvores, da mesma forma que os animais e os humanos foram feitos, portanto, necessariamente deve ter existido, sim, um ser que foi o primeiro motor. No caso, assim como Averrois, esse ser inicial foi Deus.
Ora, as três religiões - o cristianismo, o islamismo e o judaísmo - são chamadas de monoteístas por professarem a existência de um só deus e esse dotado das mais elevadas qualidades: onisciência, onipotência e onipresença. Dessa forma: Deus é o sentido máximo do que os humanos pensam sobre a bondade, sobre o amor e sobre a justiça.
Nesse caso, se todas as pessoas foram feitas por Deus e esse, por sua vez, é o sentido máximo de bondade, de justiça e de amor, logo, todas as pessoas têm consigo essa fagulha divina de bondade, de justiça e de amor e seria essa fagulha natural que faria a todos sentirem o remorso, ou a culpa, diante dos atos de maldade.
Certamente que com a passagem da era medieval, teocêntrica, para uma modernidade antropocêntrica a sinderese tomista perdeu força e a atitude ética passou a ser creditada à racionalidade humana. Mas começou com Santo Tomás de Aquino o debate sobre a naturalidade ética dos humanos: o que faz as pessoas rejeitarem naturalmente as ações que as interpreta como maldosas, como injustas, como desonestas etc.?

Um comentário:

  1. "Nesse caso, se todas as pessoas foram feitas por Deus e esse, por sua vez, é o sentido máximo de bondade, de justiça e de amor, logo, todas as pessoas têm consigo essa fagulha divina de bondade, de justiça e de amor e seria essa fagulha natural que faria a todos sentirem o remorso, ou a culpa, diante dos atos de maldade."


    Professor, tenho tentado achar essa "essa fagulha divina de bondade", mas como é difícil encontrá-la, principalmente nos grandes líderes mundiais.

    Excelente texto!!!

    Abraço!

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